... quem se pode arranjar...

... quem se pode arranjar...
Os GMs

sábado, 21 de maio de 2011



1ª parte

- PROLOGO

Quem somos e o que pretendemos

A TURMA TODO TERRENO, nasceu como Organização Não Governamental de Solidariedade Social vocacionada para ajuda na Saúde, Alimentação e Cultura a Povos Carenciados.

Iniciou actividades em 1995 com uma viagem de avaliação por todo o Reino de Marrocos, tomando consciência das grandes carências dos grupos nómadas e das populações das pequenas aldeias na entrada do deserto. Anualmente tem sido promovida, pelo menos, uma expedição africana, tendo sido 2011 a 20ª Expedição TTT.

- JORNADAS E EXPEDIÇÕES

Resenha do Passado

Em 1996 nasceu o movimento solidário de apoio às Irmãs Franciscanas Hospitaleiras na Guiné-Bissau. Por dificuldades intransponíveis no terreno, malogrou-se o objectivo. Foi programada nova acção em 1997, vindo a repetir-se em 2002,2003,2008 e 2009, com total sucesso. Em 2009 surgiu novo desafio – ajudar o Hospital de Cumura, Guiné-Bissau, Hospital de referência no Tratamento da Lepra (mal de Hansen) HIV-Sida e Tuberculose.

A preparação das Missões Humanitárias

Escolhem-se datas. Alinham-se programas, contactam-se autoridades. Divulgam-se os objectivos, programam-se as férias anuais. Fazem-se jornadas de conhecimento dos participantes inscritos e avaliação das viaturas todo terreno. Procuram-se apoios.

Os Participantes

Alinham, amigos, amigos de amigos, desconhecidos estes últimos trazidos pelos meios de Comunicação Social e pelas páginas sociais na Internet.

E ao longo destes anos já se somam umas boas três centenas de GM’s; obviamente que tem havido de todos os credos, profissões, extractos sociais e sensibilidades.

Tem havido os muito cooperantes, solidários, atentos, numa palavra: amigos.

Tem havido distraídos, inconsequentes, irreverentes, sempre atrasados e às vezes perigosos.

Menos frequentes, as vedetas, mas igualmente perigosas.

Todos eles foram indispensáveis para a concretização dos objectivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário